A norte-americana Jess Martini viralizou no TikTok ao propor uma interessante reflexão. Em seu vídeo, a mulher pede aos pais que ao enviarem convites de aniversário para a escola dos filhos, convidem todos os alunos. Ela explicou o motivo de pensar assim, veja o que ela falou:
“É por isso que eu sempre digo: se você vai convidar os amigos da escola para a festa do seu filho, precisa levar convites para todos os alunos da sala. E se você não for convidar todas as crianças da sala para a festa tudo bem, mas você precisa distribuir os convites em outro momento (fora da sala de aula).
Para ser clara, não é para proteger as crianças que não serão convidadas para uma festa em específico, e sim para proteger aquelas que nunca são convidadas para nenhuma festa. A maioria das vezes, as crianças que ficam de fora da maioria das festas são as que têm uma vida doméstica realmente difícil ou as com atrasos de desenvolvimento e deficiências.
E eu já ouvi vários comentários que dizem “as crianças precisam aprender que a vida não é justa” Para algumas crianças, a vida é injusta desde o nascimento. E tudo o que você está fazendo ao mostrar que não a está convidando para festas é esfregar sal nessa ferida. É mais uma coisa da qual eles sabem que não fazem parte, mais uma experiência de infância que estão perdendo.
Se uma das crianças que geralmente é excluída aparecer na sua festa, certifique-se de que ela se sinta incluída. Já está na hora de pararmos de dar ‘lições’ de desapontamento e começarmos a ensinar bondade e inclusão.” declarou Jess.
@jesmartini “Kids need to know they won’t always be included” crowd…just stop. #momsoftiktok #fyp #inclusion (og vids @Shiontea Aranda @Mikaila ♬ original sound – Jess martini
Algumas pessoas concordaram: “Você nunca se esquece de ter sido ignorado intencionalmente, especialmente sendo o único ignorado” comentou um usuário.
“Nosso trabalho como pais é proteger nossos próprios filhos… Nosso trabalho como ADULTOS é proteger todas as crianças, não apenas as nossas.” declarou outra pessoa.
Porém, houveram usuários que discordaram: “Não. Discordo 100%, concordo que não deveria ser uma coisa muito chamativa. Mas as crianças podem convidar quem quiserem. O mesmo vale para fotos.” escreveu a usuária.
“Geralmente quem banca a festa tem o direito de decidir quem vai ou não nela.” comentou uma pessoa.
E você, qual a sua opinião? Conte para a gente nos comentários!