Reflexão

Professor dá aulas de graça em praça do RJ e emociona a internet

A atitude deste professor inspirou muita gente no facebook: Silvério Morón, de 63 anos, ficou popular na internet após uma foto sua, dando aulas de graça em uma praça do Rio de Janeiro, ser compartilhada na rede social.

Silvério é engenheiro de formação e ganha a vida com aulas particulares há 14 anos. Ele começou a oferecer aulas gratuitas recentemente e já se dedica de corpo e alma a este bonito trabalho voluntário.

De segunda a sexta, das 11h às 14h, nosso herói senta na Praça Compositor Mauro Duarte, em Botafogo, e oferece aulas de física e matemática para qualquer um que esteja interessado.

Silvério cola uma folha de papel na mesa da praça, oferecendo as aulas, e fica a disposição dos alunos.

— Vou a pé de Botafogo para Copacabana e atravesso essa praça todos os dias. Num sábado de sol, parei e pensei: “Que praça bonita! O nível da nossa educação está muito baixo, ano que vem quero tirar um tempo livre e vir para a praça dar aula de graça”. Fiz a placa escrito “tiro dúvidas de matemática e física” com a palavra mágica, “grátis”, e vim para praça no dia 12 de março, contou.

Mesmo a aula sendo de graça, Silvério precisou esperar bastante até o primeiro aluno aparecer – o estudante Marcio de Almeida:“O Márcio apareceu quatro dias depois, ele estava pensando em trancar a faculdade de Engenharia porque tinha dificuldade em cálculo. Vou dar aulas para ele até o final do curso. Foi um presente para mim.” contou o professor.

De lá pra cá os alunos só aumentaram! O professor foi procurado por dois velhinhos cursando supletivo do ensino fundamental com dificuldades em matemática:


“Fiquei uns 40 minutos com eles tirando dúvidas. Um deles tinha um sorriso lindo. A cada exercício que ele acertava, abria um sorriso e o sorriso dele é o do meu coração. Nesse tempo todo, nunca tinha dado aula para alunos de escolas estaduais e municipais. Quero motivar os alunos a estudarem e a gostarem de matemática e física e quero motivar outras pessoas a darem aula também. Em duas semanas foram três alunos, vou fazer isso até dezembro e minha meta é chegar a 100.”

O objetivo de Silvério vai além de ensinar os alunos na praça: ele quer inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, doar um pouquinho do seu tempo para passar conhecimento:

“Quero que pessoas da mesma faixa etária que eu para ajudar. Não precisa ser professor aposentado, pode adotar um aluno para ensinar qualquer coisa. Uma pessoa não faz diferença, mas mil ou um milhão ensinando e um milhão aprendendo já são dois milhões. Isso dá um calçadão de Copacabana de pessoas ensinando e aprendendo.”

 imagem da publicacao 

imagem da publicacao

imagem da publicacao

Fontes: Extra Awebic

Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

© 2012 - 2024 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.