Para quem pensa que os filhos não devem ajudar em casa com as tarefas domésticas por serem chatas, principalmente para as crianças, precisa saber que pode estar prejudicando o desenvolvimento das crianças – que devem desenvolver o sendo de responsabilidade desde cedo.
Pesquisadores da Universidade La Trobe, na Austrália, descobriram que aquelas crianças que fazem tarefas domésticas tendem a ser mais bem sucedidas no futuro. Eles entrevistaram 200 pais de crianças com idades entre os 5 e 13 anos, perguntando quais tarefas os adultos exigiam que os seus filhos fizessem. Os pesquisadores também avaliaram o desenvolvimento das crianças.
Crianças que eram obrigadas a realizar tarefas de autocuidado (exemplo: preparar as próprias refeições) e tarefas da casa (exemplo: preparar refeições para outras pessoas) desenvolvem melhor memória de trabalho, maior probabilidade de apresentar melhores desempenhos acadêmicos e capacidades de resolução de problemas.
“Quanto mais cedo você começar, melhor”, explicou Julie Lythcott-Haims , ex-reitora de calouros da Universidade de Stanford, em uma palestra no TED. “Uma mentalidade de arregaçar as mangas e contribuir, uma mentalidade que diz: há algum trabalho desagradável, alguém tem que fazê-lo, pode muito bem ser eu… é isso que faz você progredir no local de trabalho.”