Jolie Mejía espalhou para o mundo a história de amor e lealdade do cão Vaguito
Ela conta ter encontrado o cão na praia de Punta Negra, no Peru. Jolie estava curtindo o dia com sua família quando encontraram o cachorro:
“Ele não parecia abandonado. Ele usava uma fita no pescoço e sua pele estava limpa”, disse Jolie. “Eu o acariciei, esperando por seu dono, mas minutos se passaram e ninguém veio.”
Uma coisa que chamou a atenção da mulher foi o fato do cachorro manter o olhar fixo no mar.
Jolie estava considerando adotar o doguinho, supondo que ele realmente tivesse sido abandonado. Então, quando um homem local passou, ela perguntou a ele se o cão tinha um tutor:
“Ele explicou que praticamente todos na área conhecem o cachorro e gostam muito dele”, disse Jolie. “Ele nos disse que o dono do cachorro era um pescador que faleceu há algum tempo, e que o cachorro vem à praia todos os dias e fica olhando para o mar.”
O cachorro está diariamente a espera do dono que nunca irá voltar.
“Ficamos muito emocionados”, disse Jolie.
Jolie acredita que o dono do cachorro morreu no mar há cerca de um ano e o cachorro não tem como entender isso, então, o aguarda.
Felizmente o cachorro não ficou sem amigos: os moradores cuidam dele, o alimentam, o abrigam e lhe prestam cuidados de saúde quando ele precisa.
Um veterinário local em Punta Negra confirmou ao site The Dodo que o nome do cachorro é Vaguito, e que ele está atualmente sob os cuidados de uma mulher que mora nas proximidades.
A história agridoce de Vaguito – um amor que ele perdeu e o amor que ele encontrou na comunidade – é algo que nos mostra como os cães podem ser leais.
“Tenho um cachorro em casa”, disse Jolie. “Eu amo cães em geral. Sua história realmente tocou meu coração.”