Antes de você realizar um sonho, primeiro você precisa acreditar nele mesmo que mais ninguém acredite!
A jovem paulista Rhayssa Braz, de 18 anos, cresceu em um lar humilde: ela foi criada apenas pela mãe e a avó paterna, que mantinham até três empregos cada para não deixar faltar nada a ela. Apesar das dificuldades, a moça sempre teve um sonho que parecia fora da sua realidade, conhecer vários lugares do mundo.
Rhayssa decidiu que a melhor forma de realizar este sonho era conseguir bolsas de estudos em universidades internacionais – mesmo tendo estudado apenas em escola pública e sem recursos para frequentar cursinhos. A mãe e a avó da jovem foram suas maiores incentivadoras.
A moça participou de um concurso de redação e ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mas não conseguiu ir por falta de dinheiro. Mas mesmo assim a jovem não desanimou e participou de 44 processos seletivos em universidades internacionais.
“Geralmente, as pessoas aplicam para 20, porque existe um site que faz uma coletânea das suas informações acadêmicas e mandam para elas, mas eu fui pesquisando. Apliquei para 44, para garantir que eu ia ser admitida, porque eu fiz o processo inteiramente sozinha” contou Rhayssa.
Rhayssa foi uma dos quatro brasileiros aceitos no programa Zayed University e Minerva University, uma parceria entre os Emirados Árabes e os Estados Unidos “Eu tinha sido recusada nessa universidade [Minerva University] em dezembro. Até que vi esse programa, me candidatei e fui um dos 30 estudantes no mundo que conseguiram a vaga nesse ciclo.”
Ela descobriu a aprovação por meio de uma reunião virtual, com o representante do programa e os outros aprovados, e não escondeu a emoção:
“Foi muito inesperado. Ele anunciou que a gente tinha passado e que ia começar a estudar. Foi uma loucura. Eu quase morri. As outras pessoas ficaram com uma cara plena, de que já esperavam. Eu desfaleci ali na câmera”, explica emocionada.