É comum ver pais reclamando do excesso de tempo que seus filhos perdem navegando nas mídias sociais – crianças e adolescentes estão sempre com o celular na mão, bem diferente das gerações passadas. Diversos profissionais da saúde mental alertam para o perigo deste hábito: se os adultos já tem dificuldades para usar essas ferramentas de forma consciente, os mais jovens possuem uma maturidade e disciplina ainda menor.
Foi pensando em previnir no filho o vício nas mídias sociais que a mãe Lorna Goldstrand Klefsaas propôs a ele um acordo inusitado: a americana se comprometeu em pagar US$ 1.800 (aproximadamente R$9.000) ao garoto caso ele não usasse redes sociais por 6 anos.
“Achei incrível”, disse Sivert Klefsaas em entrevista à CNN International. “Pensei: ‘Ah, o que são mais 6 anos?'”
O jovem tinha apenas 12 anos quando aceitou o acordo, sendo que o prazo de abstinência acabou quando ele chegou aos 18 anos.
A idéia de Lorna veio após as 3 irmãs mais velhas de Sivert terem usado as mídias sociais enquanto cresciam – e terem pago o preço pelo uso.
“Isso estava afetando o humor, as amizades e era meio depressivo”, disse ela. Quando uma de suas filhas tinha 16 anos, Lorna tirou o telefone por causa disso e, mais tarde, a moça agradeceu pois a atitude drástica melhorou seu humor.
A mãe também revelou que não se preocupou com a possibilidade do filho usar as mídias escondido porque ela conhece o rapaz e sabe que ele é extremamente competitivo:
“Ele é tão competitivo que foi definitivamente mais para provar um ponto”, disse ela.
E vemos que ela de fato conhece Sivert já que as palavras dele confirmam a visão da mãe:
“Eu não diria que houve um momento em que pensei que estava prestes a desistir”, disse o garoto. “À medida que foi acontecendo, foi mais uma coisa de orgulho.”
Graças ao acordo ele pode focar sua atenção nos esportes e na escola. Para se manter informado das últimas tendências ele contava com os amigos.
“Eu evitei todo o drama desnecessário que estava lá” disse.
A mãe pagou todo o dinheiro prometido ao jovem mas Sivert ainda não decidiu o que fazer com ele. Aparentemente o benefício de ficar longe das mídias foi o maior dos prêmios.
“Certamente não somos contra a mídia social, mas [estimulamos] o uso saudável dela. Trata-se de não se deixar sobrecarregar por isso, ou viciar nisso , ou ser afetado por coisas que as pessoas postam.” declarou a mãe.
E você, conseguiria ficar 6 anos sem mídias sociais para ganhar 9 mil reais?