O ser humano é capaz de realizar qualquer coisa quando está sendo movido por seus sonhos!
O hoje Doutor Juiz Francisco Walter Rêgo Batista tomou posse de seu cargo em 11 de janeiro de 2021, aos 31 anos. Mas, quem o vê todo elegante, nem imagina as dificuldades enfrentadas pelo magistrado para chegar onde chegou.
Nascido em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, o homem vem de uma família humilde: seus pais trabalharam arduamente, a mãe como agricultora e lavadeira, o pai como carroceiro para sustentar a casa. Francisco estudou a vida toda em escola pública e foi preciso se esforçar muito para chegar a juiz do Tribunal de Justiça do Pará.
“Aquelas pessoas que têm condições de comprar um curso caro, saem um pouco à frente daquelas que não têm. Tive que dar um gás maior do que uma pessoa que já tinha condições, que já estava “armada para guerra”, digamos assim. Eu teria que conseguir as melhores armaduras para tentar conseguir competir de forma igual” declarou.
Com ajuda incondicional dos pais, ele nunca deixou a situação econômica de sua infância definir o seu destino. No segundo grau, Francisco precisou trabalhar em turnos das 7h às 18h em uma movelaria.
“Foi um período complicado. Chegava cansado na escola, não conseguindo dar a devida atenção aos estudos”, lembra.
O tio do homem, seu ‘TiZé’, percebeu as dificuldades do sobrinho e decidiu ajuda-lo no sonho de cursar a faculdade de direito. Ele perguntou ao jovem se não gostaria de se dedicar exclusivamente aos estudos, e foi em busca de livros usados nos sebos para dar ao sobrinho. Então o futuro Juiz saiu da movelaria e focou na preparação para o vestibular.
“Um ser humano incrível e de um coração inigualável” disse o Juiz de Direito sobre seu tio.
Aprovado de primeira no vestibular, o jovem se destacou no ensino público e se formou com louvor em direito pela Universidade da Paraíba. Após concluir a graduação, Francisco trabalhou em funções diversas no judiciário até passar no concurso para Juiz. Ele teve diversas reprovações, mas considerou todas elas lições necessárias para chegar no seu objetivo “a reprovação faz parte da trajetória vitoriosa.”
“Acredite no seu potencial. Costumo dizer que o tripé do sucesso está lastreado na persistência, disciplina e humildade. Se porventura algo der errado, tenham resiliência e sigam em frente” finalizou o magistrado.