Reflexão

Ex-faxineira se torna professora na escola em que fez limpeza

“A educação mudou tudo ao meu entorno e me incentivou, inspirou. A educação é fundamental para mim. A gente repete muito isso, mas é verdade, muda a nossa vida e sem ela a gente não consegue realizar nossos sonhos” declarou Roseli.

Roseli Kusster (45 anos) nasceu em uma cidade do interior chamada Rancho Queimado, SC, e lá viveu até chegar aos 32 anos. Nesta idade, após terminar o relacionamento que mantinha desde os 16 anos, se mudou para a capital de seu estado.

Até então a mulher havia estudado apenas até a 4ª série do ensino fundamental.

Em Florianópolis Roseli começou a trabalhar na área da limpeza. Um de seus trabalhos foi a vaga para serviços gerais na escola de São José. Lá a mulher recebeu diversos incentivos para retomar os estudos.

“Eu amava a escola, sempre amei. Era apaixonada pela professora, o giz no quadro, a borracha, era um lugar especial”, comenta.

Após receber ajuda de uma colega de trabalho, ela foi matriculada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalizou o segundo grau através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Logo depois, Roseli começou a faculdade. Mãe de um menino de 10 anos com diagnóstico autista, Roseli decidiu dedicar o seu trabalho a alunos que possuem deficiência.

Em fevereiro de 2022 a mulher largou o trabalho no setor de limpeza da escola e cerca de três meses depois retornou como professora em caráter temporário.

“Sair como auxiliar de serviços gerais e voltar como professora é uma vitória”, se orgulha.

Fonte

Fonte

© 2012 - 2024 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.