A casa própria é o sonho de diversos brasileiros e não é diferente com o casal Dóris Dias e Robson Lopes: moradores de Foz do Iguaçu, no Paraná, eles sonham em ter um cantinho para chamar de lar.
Os dois sempre tiveram uma vida simples. Após o casamento eles foram morar na casa dos pais de Dóris, por não sobrar dinheiro para bancar a tão sonhada casa própria.
Novamente os pais de Dóris, sensibilizados pelo esforço do casal, deram de presente aos dois um terreno. O casal ficou empolgado para construir a casa mas faltavam recursos pois ambos se encontravam desempregados.
Criativa, Dóris pesquisou formas de construir uma casa gastando menos e foi aí que surgiu a idéia de utilizar garrafas.
“A maioria dos brasileiros não tem condição de ter a casa própria. É muito difícil conseguir uma casinha. Esse é um sonho meu. Antes eu pensava que de jeito nenhum ia conseguir, mas agora vejo que está cada vez mais perto”, conta Dóris.
A casa de 70 m2 recebeu ferro para sustentar a estrutura, e as paredes foram erguidas com garrafas e cimento. Até o momento o custo foi de aproximadamente R$3 mil.
Para construir a casa eles juntaram mais de 10 mil garrafas:
“Procurei as garrafas em bueiros, nas ruas e fiquei impressionada com o tanto que encontrei. As pessoas não pensam em aproveitar nada. No Brasil não se pensa muito na sustentabilidade. Vi casas com garrafas na Bolívia, Tailândia e outros lugares“, afirmou.