O casal irlandês Patricia e Tony Walsh são os donos das empresas Walsh Color Print, uma gráfica, e da Educate.ie, uma editora. Nos dois negócios eles empregam mais de 120 pessoas, porém, conseguir toda a mão de obra que precisam não é tarefa fácil: para trabalhar nas empresas os funcionários precisam ter um conjunto de habilidades especializadas. Como não conseguiram encontrar candidatos locais suficientes para preencher o perfil uma boa parte da sua força de trabalho vem de outros países.
Mas as moradias na Irlanda são caras e existem poucas opções, então, era um desafio para os funcionários acharem uma residência. Esse é o caso de Anna e Marcin Wojs, dois empregados de longa data do casal. Anna e Marcin pagavam um aluguel exorbitante e estavam pensando em voltar para o país de origem, a Polônia. Ao tomarem conhecimento disso, os chefes resolveram fazer alguma coisa para ajudar.
Eles decidiram encontrar uma maneira de oferecer uma alternativa de moradia acessível como um incentivo para manter seus funcionários.
O casal optou por usar terrenos que já pertenciam as empresas para construir casas para os funcionários. Construídas sem fins lucrativos, as casas são vendidas por cerca de 30.000 euros (cerca de R$ 186 mil), bem abaixo do valor de mercado.
“Pela primeira vez em suas vidas, eles tem algo em seu nome. Vamos agora estender o projeto para o resto da nossa equipe e, no fim do contrato, quando eles deixarem de trabalhar com a nossa empresa, eles podem fechar a porta de casa e dizer: ‘Isso é nosso.’”, disse Tony Walsh.
Three families in North Kerry are preparing to move into new homes developed on a not-for-profit basis by the company they work for. They were all purchased below market value and plans are underway to build 20 more homes for employees. pic.twitter.com/xOJc2KPBGT
— RTÉ News (@rtenews) December 9, 2020