Djanira Santana de 49 anos, moradora de Santa Terezinha, tinha o sonho de voltar a estudar.
A mulher passou 29 anos distante da escola mas nunca perdeu a vontade de concluir os estudos. Após criar 3 filhos foi com a ajuda do filho Danilo Santana, de 24 anos, que ela conseguiu realizar o desejo e começar o ensino médio.
“Ela sempre me incentivou a estudar e esteve presente em todas as etapas do meu processo educativo. É uma emoção muito grande retornar com ela à escola que fez parte de nossa vida em diversos momentos para realizar o seu desejo de estudar. A sensação é de gratidão e dever cumprido” contou Danilo.
A retomada aos livros foi na mesma instituição onde Djanira trabalhou como merendeira no passado. O filho Danilo também estudou na instituição. Foi graças a Danilo que a mulher conseguiu voltar as salas de aula pois ele a ajudou a recuperar o seu histórico escolar – documento necessário para o ingresso na escola:
“Fui convidado pelo Núcleo Territorial de Educação Piemonte do Paraguaçu (NTE 14) para participar de um encontro de líderes estudantis, em Itaberaba. Chegando lá, conheci a equipe do núcleo e uma das pessoas era responsável pelo arquivo. Falei com ela sobre o sonho de minha mãe e a necessidade em encontrar o documento. A técnica pediu o nome completo da minha mãe e ficou de fazer uma busca no arquivo. Passados alguns dias, ela me retornou informando que havia encontrado o histórico” contou Danilo.
E Djanira, como será que está se sentindo após retornar a escola?
“Estou muito feliz, porque quando a gente tem um sonho voamos em direção a ele. É muito bom voltar para esta escola, fazer novos amigos e aprender com os professores. Sempre incentivei os meus filhos nos estudos e, hoje, todos estão formados. Tenho boas expectativas e espero obter novos conhecimentos. Vou estudar bastante para me formar e fazer uma universidade, pois também tenho esse sonho”, disse, emocionada.
Parabéns Djanira, que você realize todos os seus sonhos!