Reflexão

Brasileira de 11 anos cria fórmula para descobrir raiz quadrada e a descoberta sai em revista científica

Uma jovem mineirinha está dando o que falar e representando muito bem nosso Brasilzão!
Júlia Pimentel Ferreira tem apenas 11 anos de idade e desenvolveu um método simples e elegante para descobrir a raiz quadrada de vários números em questão de segundos. A menina diz que agora enxerga o aprendizado diferente: ao invés de ver apenas regras rígidas que ela precisa seguir sem pensar, descobriu que pode criar as suas próprias fórmulas.

“Pra mim, antes, eram só regras que você tinha que seguir. Aí depois que eu inventei, ficou como se fosse regras que você tinha que seguir, mas você podia criar novas”, contou Júlia.

O método da Julinha é simples

Entender o método desenvolvido por esta prodígio é fácil. Por exemplo, suponhamos que você queira saber a raiz quadrada de 144. Você só precisa multiplicar 10×10 para se aproximar do resultado, que no caso é 100.

Some o 10 da primeira multiplicação, o número seguinte 11, e o resultado anterior: 10+11+100. Chegou em 121.

Agora é só somar 121 + 11+ 12 = 144. A raiz quadrada de 144 é o último número somado na operação, 12.

Após fazer o raciocínio, a menina correu para contar a sua amiga e coleguinha de aula Lara Barros: “No começo eu não estava entendendo nada, mas depois que ela me contou, eu achei que ela é muito genial” disse Lara.

Quando Júlia mostrou sua descoberta ao seu professor, Frederico Ferreira, ele ficou impressionado:

“Era algo completamente diferente do tradicional e fantástico. Não era utilizado pelos estudantes, não é ensinado nas escolas, não é ensinado nas faculdades. Foi uma fórmula diferente de resolver o problema” declarou Frederico. “Não é só algo legal e bonito. É algo simples e genial. É uma ideia que te traz novos caminhos e novas possibilidades.”

O professor ficou tão empolgado com a descoberta da aluna que enviou a fórmula para uma das revistas científicas de matemática mais importantes do Brasil e o feito de Júlia foi avaliado, validado e publicado.

Para o coordenador Nacional da Sociedade Brasileira de Matemática, Gustavo Araújo, a fórmula pode abrir novos estudos de teoria. “Por mais que hoje essa fórmula sirva apenas, entre aspas, para um cálculo de raízes quadradas, isso pode sim, num futuro, talvez próximo, desencadear o estudo de uma teoria mais avançada e, possivelmente, trazer avanços, não somente para matemática, mas para toda comunidade científica”, concluiu.

Graças a uma menina brasileira existe uma nova fórmula para se calcular a raiz quadrada no mundo. E como a pequena Júlia se sente com isso?

“Tô orgulhosa por ter pensado nisso e o Fred [professor] ter me escutado”, confessou a garotinha.

Fontes:

Alagoas Web

Jornal Nacional

© 2012 - 2024 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.