Recentemente uma foto viralizou nas mídias sociais onde Armando, um menino peruano de 9 anos, aparece descalço em seu primeiro dia de aula. Além de não possuir calçados, a criança também não tem uniforme como os demais colegas.
A educação é um direito que deveria ser garantido a todas as crianças mas na imagem é gritante a diferença de realidade entre os alunos: todas as crianças da quarta série possuem uniformas e calçados, apenas Armando aparece de jeans e sem sapatos.
Apesar do uniforme não ser obrigatório, o menino sonha em usar um já que vê todos os colegas usando e apenas ele não pode usar a vestimenta.
Além das severas dificuldades financeiras, Armando é um garoto com deficiência que pertence a uma família em extrema pobreza. A imagem foi compartilhada através das redes sociais de ‘La Casa de la Solidaridad’ com o endereço da criança para pedir doações de uniformes escolares, sapatos, roupas , comida e material escolar para Armando e outras crianças em idade escolar que não possuam recursos.
Porém, a imagem causou polêmica e dividiu opiniões nas redes: enquanto algumas pessoas comentaram e compartilharam a imagem enaltecendo a determinação do menino, outros usuários acusaram a publicação de romantizar a pobreza.
Apenas uma coisa é certa nessa história: Armando merece um futuro melhor. Parabéns a todas as pessoas que estão doando e ajudando o menino.