Dr. Jack Lewis explicou que é essencial a música fazer com que as “áreas de recompensa” do cérebro se ativem.
Ele procurou por músicas que estimulassem os sistemas límbico e de recompensa – áreas do cérebro responsáveis por gerar emoções e sensações de prazer.
Ele afirma que certos estilos musicais estimulam todas essas áreas, produzindo um ‘euforia’ natural, parecida com a sensação criada por boa comida e sexo.
O médico também revelou que qualquer música que ‘lembre você de uma época em que você era extremamente feliz’ tem o poder de colocá-lo de volta naquele estado de espírito.
Ele disse: ‘Talvez seja música de um festival de música de verão inesquecível, o dia do seu casamento ou a faixa de abertura de um show de sua banda favorita na juventude” e completou: “Qualquer música que faça seu coração bater forte e sua pele formigar pode permitir que o cérebro afaste as preocupações”.
Ele acrescentou: “Cantores freqüentemente comunicam a emoção ‘feliz’ usando o registro superior de suas vozes. Quando essa felicidade passa para nós, as áreas pré-motoras do cérebro – que controlam nossos músculos vocais – tornam-se automaticamente mais ativas. É por isso que você pode se pegar cantarolando sem nem perceber.”
O Dr. Lewis revelou que algumas canções são ‘inerentemente felizes’.
As músicas tocadas em tom maior, em um ritmo rápido com uma melodia simples e previsível, combinam-se para criar um som universalmente positivo.
Abaixo veja as músicas, apontadas pelo estudo, com o poder de melhorar o seu humor:
BB King – Let The Good Times Roll
Bob Marley – Three Little Birds
Outkast – Hey Ya
Scissor Sisters – Take Your Mama
Beachboys – Surfing USA
Fonte: Daily Mail
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.