1. Que pena que você tem essa opinião a meu respeito, eu te acho legal
Quem não conhece aquele tipo de pessoa que tem como esporte botar defeito nos outros? O pior é que esses donos da verdade não conseguem manter sua opinião para si e saem disparando críticas fúteis a torto e a direito, esgotando a paciência de todo mundo.
Mas, o que a pessoa espera ao fazer isso?
- Garantir o seu silêncio e submissão ou
- Arranjar uma briga, te puxando para o mesmo nível em que ela está.
Que tal usar o elemento surpresa e não fazer nem uma coisa nem outra? Afinal, como disse o pai de psicanálise Sigmund Freud:
Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.
Retribuir uma crítica com alguma coisa positiva atende esses 3 fatores
- Faz com quem esteja na volta ache a pessoa que te criticou uma mala sem alça;
- Faz com que a mala sem alça saia da defensiva e te olhe com mais simpatia;
- Demonstra maturidade, afinal, você não perdeu tempo entrando em uma guerra de insultos e não se deixou afetar pelo comentário.
Apenas escolha um elogio verdadeiro.
Tá tudo muito bonito, tá tudo muito legal e a dica poderia acabar por aqui. Mas vou te contar o segredo principal: você precisa falar essas coisas olhando nos olhos da pessoa, com voz firme. Não adianta nada dizer isso de forma insegura, você precisa demonstrar auto confiança para ter efeito.
Já dei algumas dicas para parecer mais confiante aqui e aqui.
2. O fato de eu discordar de você não significa que eu não veja lógica no que você está dizendo
Todo mundo acha que está certo numa discussão: todo mundo mesmo. Isso vale para mim e para você, afinal, quem estava certo na última discussão que você teve? Provavelmente você!
O problema é que a maioria das pessoas não sabem disso e aquelas mais sem noção entram nas discussões como se estivessem em uma cruzada para provar ao outro que ele está errado…e essa é a pior forma de convencer alguém de qualquer coisa. Ou seja, uma perda total de tempo.
A melhor forma de trazer alguém para o seu modo de pensar é ter humildade em reconhecer que os argumentos da pessoa também tem alguma razão. As vezes a razão não está nos argumentos em si, mas nas intenções e nos sentimentos que fazem com que a pessoa acredite naquele argumento.
Então, se você está falando com um fanático que não consegue mudar de opinião e nem de assunto, reconheça o valor de qualquer coisa nos argumentos dele. Essa simples atitude inesperada o fará se sentir mais tranquilo e simpático a você. E lembre-se: ver algum valor no que a pessoa diz não é concordar com tudo que ela diz, você apenas estará sendo justo em pontuar o que lhe parece bom.
3. Deixa eu ver se entendi
Outra situação comum é ver as pessoas rudes usando a sua “chaticite” e falta de vergonha na cara para pressionar os outros e tirar algumas vantagens. E elas costumam distorcer as coisas ao realizarem seus “pedidos”, fazendo o outro se sentir culpado e responsável.
A melhor forma de se defender é usando a velha e boa lógica. Pondere no que a pessoa está pedindo e repita o pedido como ele é, cortando fora a chantagem emocional e a grosseria. Por exemplo, vamos supor que você esteja comendo pastel de queijo e eu queira o seu pastel, então eu digo:
Ei, eu quero metade do seu pastel de queijo. Você está lendo meu artigo e é justo você dividir comigo o seu pastel de queijo.
Mas a verdade é que você não tem obrigação nenhuma em me dar o seu pastel de queijo imaginário. Aliás, você está prestigiando o meu artigo, não me deve nada. Então, eu sugiro a você colocar um sorriso nos lábios e responder em tom de brincadeira:
Deixa eu ver se entendi: Você está exigindo metade do meu pastel, é isso? A venda fica ali na frente.
Assim você deixa claro o absurdo do pedido, mostrando imunidade a chantagem/constrangimento, desarmando o “sem noção”. Falar em tom de brincadeira deixa a situação mais leve, evitando um “climão”.
E…
Se você gostou deste artigo, saiba que já faz algum tempo que temos uma série sobre esse assunto aqui no site. Ficaremos muito felizes se você se interessar em algum deles 🙂
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