Os pesquisadores analisaram 500 pessoas entre 70 e 103 anos por quase 20 anos. Entre essas pessoas estavam os avós que cuidavam frequentemente ou ocasionalmente dos netos ou auxiliavam outras pessoas que não eram da família.
O resultado? Cerca de metade dessas pessoas viveram mais!
– Este padrão sugere que existe um vínculo não só entre efeitos benéficos para a saúde, mas também entre ajuda e mortalidade, escrevem os pesquisadores no estudo.
Outros diversos estudos já mostraram que cuidar dos netos pode melhorar o funcionamento cognitivo dos avôs e diminuir o risco de depressão. Mas este novo estudo foi além, mostrando que a bondade tem uma recompensa maior do que pensávamos: um benefício para a saúde das pessoas, mesmo fora dos laços familiares.
Os pesquisadores acreditam que as emoções positivas do ato de ajudar os outros combatem os efeitos negativos do estresse.
O estudo não pode confirmar que cuidar de alguém definitivamente faz uma pessoa viver mais, mas as evidências sugerem que ter um círculo social pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.
Mas atenção: excesso de responsabilidade e exigência com os idosos pode causar mais estresse e falta de recursos. É importante ter equilíbrio.
Viu? Fazer o bem é tão bom que faz bem até para a sua saúde 🙂
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.