1. Começar sem MEDO DE errar
Pensa comigo: toda vez que começamos a fazer alguma coisa estamos aprendendo, certo? E é impossível aprender qualquer coisa sem fazer um trilhão de besteiras primeiro. Então, começar a fazer algo novo e esperar não errar, faz algum sentido? Uma coisa é tentar errar o mínimo possível, outra, se sentir incapaz a cada bola fora.
Mas, de onde será que vem essa obrigação de “começar abafando”? Quem nunca viu filmes ou novelas com a seguinte cena: a mocinha começa a fazer determinada coisa ontem (escrever, atuar, administrar uma empresa…) e plim, em pouquíssimo tempo, com pouquíssima experiência(e com pouquíssimos erros), magicamente vira uma expert.
Isso é a maior enganação, basta olhar a vida das pessoas reais e bem sucedias (veja clicando aqui), um conto de falhas.
2. NÃO pensar SÓ a longo prazo
O problema não é fazer planos a longo prazo: pensar no futuro é ótimo porque, como diz a sabedoria popular, “quem não sabe aonde vai qualquer lugar serve”. O errado é ficar só pensando no longo prazo, se angustiando por todas as tarefas que precisam ser feitas no futuro, ao invés de se dedicar de corpo e alma ao que precisa ser feito hoje.
Imagina ter alguém o tempo todo falando no seu ouvido “olha, o que você quer é difícil, ainda faltam um montão de coisas”.Não é desmotivante? Eu nem daria confiança pra uma pessoa assim! E você também não deve dar (mesmo que, ás vezes, essa pessoa more na sua cabeça).
3. Ouvir com a intenção de ENTENDER
Tem duas formas de ouvir uma pessoa: “escutar” pensando em responder ou prestar a atenção no que a pessoa diz, com a intenção de entender. Segurar a ansiedade e fazer do segundo jeito traz 3 benefícios: humildade, conhecimento e controle da conversa.
Humildade por entender que a pessoa pode estar explicando algo que você não sabe/entendeu.
Conhecimento por ouvir a sabedoria de outras pessoas.
E controle da conversa pois você sabe tudo que está sendo dito 😉
4. NÃO Deixar pra amanhã
Amanhã eu começo minha dieta!
Porque amanhã? Já não da pra começar hoje?
A gente sempre acha que amanhã vai ser um dia fantástico e mágico, onde as coisas serão mais fáceis e vamos ser diferentes. Mas hoje é o amanhã de ontem, ou seja, amanhã vai ser tão difícil, complicado e bagunçado como hoje. Que tal inverter, fazer do hoje o seu amanhã?
Não se iluda, nada vai ser mais fácil se você não lutar pra que seja mais fácil.
5. DEIXAR DE Julgar os outros
Quando fazemos uma besteira, qual a pior coisa que um amigo pode nos dizer?
“Você fez uma grande bobagem, agiu feito um idiota.”
Ninguém gosta de ser julgado. Todos cometemos erros. Então, o mais produtivo é parar de ser juiz da vida dos outros e tentar entender as pessoas.
Criticar é muito fácil, qualquer um faz, grandioso é estender a mão e ajudar 🙂
6. PENSar só No que é importante
Sabe aquela fofoca horrível que podem estar falando de você? Não tem muito o que se possa fazer a respeito. E, mesmo que tivesse, tem tantas coisas mais importantes pra esquentar a cabeça que nem vale a pena. Até pensar na sua lista de compras é mais interessante.
E você sabe porque não se deve pensar nesse tipo de coisa? Eu demorei pra descobrir:
Porque pensar muito a respeito de alguma coisa, torna essa coisa importante pra você – mesmo que, inicialmente, a tal coisa fosse irrelevante Então, não torne importante o que não é importante.
Tudo depende da importância que você dá!
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.