1. Olhe nos olhos
Você não gosta de olhar nos olhos das pessoas enquanto conversa? Desviar o olhar a todo minuto é um sinal de insegurança. E infelizmente, as pessoas não costumam respeitar os inseguros por eles não passarem certeza no que dizem.
Basta lembrar: você já viu as encaradas dos lutadores no UFC? Além das caretas, olhar nos olhos demonstra autoconfiança e ausência de medo.
É claro, se você encarar uma pessoa como os lutadores de UFC parecerá, no mÃnimo, um maluco. O exemplo é apenas para ilustrar o poder do “olho no olho” nas relações humanas.
Também é natural desviar o olhar em uma conversa para lembrar de um fato, pensar ou piscar. A intenção não é deixar o interlocutor desconfortável: O ideal é manter o olhar o mais natural possÃvel.
2. Escute as pessoas com atenção
Este deve ser o hábito mais importante e igualmente difÃcil, afinal, poucos de nós realmente escutam as pessoas. Na vida encontramos 3 tipos de pessoas:
As que não escutam ninguém, interrompem e desejam ter a palavra só para si. A maioria das pessoas são assim.
As que escutam superficialmente, sem a real intenção de entender o outro, mas somente de responder e rebater.
E o tipo mais raro: As que escutam com intenção de entender. Elas não precisam concordar com o que está sendo dito, mas tentam genuinamente compreender o ponto de vista alheio e, por ter este entendimento, respondem com inteligência.
Escutar e entender o que o outro está falando naturalmente o fará ser mais respeitado pelo motivo óbvio de ter conversas ou discussões mais produtivas. Mas também existe outro fator escondido nesta ação: todos nós temos um ego e quando não somos ouvidos, nos sentimos feridos. As pessoas que escutam com atenção preservam nossos sentimentos e nos tornam mais simpáticos a elas e aos seus pontos de vista.
3. Faça as coisas que parecem certas para você, e não para agradar os outros
Agir sempre tentando agradar os outros também passa insegurança e destrói o respeito a longo prazo. As pessoas sentem suas incertezas e se acostumam mal, esperam que você ceda a todo momento e esquecem o respeito pelo seu ponto de vista:
Se você precisa ser querido por todos estará disposto a ceder em qualquer coisa, a qualquer hora, e não vai conseguir nada.
Margaret Thatcher
Não estou dizendo para você desconsiderar totalmente a opinião ou desejo dos outros. O indicado é avaliar os argumentos alheios e só ceder se você achar sentido lógico no que está sendo pedido/dito, nunca por medo de desagradar. Se manter firme nos seus princÃpios pode gerar uma situação desconfortável no momento presente mas desenvolve respeito a longo prazo.
4. Lembre: as relações são dinâmicas
Outro fator que gera insegurança, estresse e atitudes impensadas é o medo de dizer/fazer alguma bobagem, criando o pensamento pouco produtivo “o que o outro vai pensar de mim?”.
Lembre-se que as relações são dinâmicas, estão sempre se transformando. As pessoas estão mais preocupadas com si mesmas, seus erros e problemas do que com você. Hoje elas ficam chateadas por que você negou algo a elas mas amanhã é um novo dia e a maioria das ofensas acabam se perdendo no tempo.
Se errou tente consertar ou compensar, mas não se torture com isso, relaxe. Estar sereno passa confiança, que é a chave para o respeito alheio.
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.