1) “Eu preciso para hoje”
Quando alguém está tentando te manipular a fazer algo que você não deve ou quer fazer, ele poderá colocar um falso senso de urgência na ação para não te dar tempo de pensar melhor. São pessoas que falam coisas como:
- Preciso disso hoje
- Já estou esperando muito tempo
- Que horas você vai fazer?
Sem tempo, você tem dificuldades em avaliar o quanto está errado realizar determinada atitude.
Junto com a pressa, o manipulador tentará colocar em você o senso de responsabilidade por aquela ação, mesmo que você não tenha nenhuma ligação com o que está sendo pedido. Essa falsa responsabilidade faz você se sentir em falta com a outra pessoa. Você fica culpado e pressionado, angustiado para acabar com a tortura e disposto a ceder em qualquer coisa só para se livrar do manipulador. Mas você não precisa ceder a algo que te deixa desconfortável para acabar com essa situação abusiva, você pode apenas dizer não.
Quando alguém te pressionar exigindo atendimento imediato das suas demandas, antes de falar qualquer coisa, pare e reflita no que está sendo pedido.
2) “Você não vai me ajudar?”
Cuidado com essa frase extremamente manipuladora: Ela sutilmente responsabiliza a pessoa que está ouvindo pelos problemas alheios. Afinal, por mais que o pedido seja absurdo poucas pessoas conseguem responder “não” a ela, pela forma como as coisas são colocadas.
Manipuladores vivem se fazendo de coitados, tentado gerar culpa nas pessoas para conseguir seus objetivos. Uma frase como essa coloca o outro como vilão simplesmente por não atender um pedido que, muitas vezes, pode ser abusivo. E ninguém deve ser coagido a “ajudar”, as pessoas devem ajudar porque querem e se sentirem livres para negar o que não se sentem a vontade em fazer.
3) “Eu só queria ajudar e o fulano foi mau comigo”
Você conhece alguém que é uma pobre vítima na mão dos outros e vive te procurando para buscar ajuda e se defender de malvados?
Cuidado! Se lembra que manipuladores vivem se fazendo de coitados? Pois é, e eles também vivem colocando umas pessoas contra as outras.
A intenção do manipulador é se fazer de vítima para criar raiva em você. A história contada pode estar distorcida e recheada de mentiras com objetivo de gerar revolta e te usar para se vingar dos outros.
Lembre-se que uma história sempre tem dois lados, nunca acredite cegamente no que te contam. Antes de tomar partido procure se informar do que realmente aconteceu conversando com todos os envolvidos.
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.