Reflexão

3 frases que desarmam pessoas maldosas (sem perder a elegância)

Não podemos ficar despreparados: pessoas maldosas existem em toda parte. Quando encontramos uma dessas pessoas é improdutivo se perder em discussões inúteis, agir com inteligência se torna fundamental. Usando estratégia e psicologia preparamos 3 frases, devidamente testadas e aprovadas, para você se defender (sem perder a elegância). Espia:

1. Nossa, você me elogiando assim eu fico sem graça

Quando uma pessoa maldosa iniciar uma serie de comentários depreciativos a seu respeito, a pior coisa que você pode fazer é entrar em uma briga de insultos. Quando fazemos isso ficamos parecendo bobos, infantis.

Que tal mudar o enquadro?

Este comentário “quebra” a pessoa maldosa por ser inesperado, ela provavelmente não estará preparada para responder. O comentário também serve para mostrar outros pontos:

  1. Você é maduro(a) e não se deixou atingir, usando o bom humor e a ironia para rebater.
  2. Chama a atenção das pessoas que estão na volta para a real intenção da pessoa maldosa, que é te detonar. Isso fará com que as ofensas percam a força perante os demais.
  3. Coloca um ponto final na conversa.

Já que você está por aqui, que tal dar uma olhadinha em 4 ensinamentos de ouro para ser mais respeitado pelas outras pessoas ou 10 comportamentos de pessoas com inteligência emocional elevada. E não se preocupe! O link irá abrir em nova janela, para não atrapalhar sua leitura 😉

2. Pois é, complicada esta questão

Pessoas maldosas podem ir até você em busca de apoio e aprovação para depois, jogar responsabilidade de ações ou tentar coagir outras pessoas usando as suas palavras. Por isso é inteligente deixa-las falar e emitir poucos e vagos comentários, sem expressar a sua real opinião sobre o assunto. Se você não abrir sua opinião, a pessoa ficará sem material para usar contra você e perderá o interesse na conversa.

3. Que bonito o seu [ colar, brinco, sapato, cabelo], é novo?

Outra técnica boa para se livrar de uma saia justa é mudar de assunto na “cara dura”. Se a conversa está te deixando desconfortável, mude o enquadro para algo que interesse o outro.

Esta técnica funciona bem porque você toma o controle da conversa, deixando claro que não irá falar do que não deseja falar. E o elogio é uma forma de desarmar a pessoa: cortar o assunto para algo de seu interesse pode ser irritante e enraivecer o seu interlocutor mas, mudar de assunto para pontuar algo positivo no outro tende a funcionar muito bem.

Afinal ninguém é imune a um elogio, nem mesmo uma pessoa maldosa 😉

Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.

© 2012 - 2024 Refletir para Refletir.Todos os direitos reservados.