1. “Mas aí a gente resolve o seu problema e fica outro problema para mim”
Ahhh o abusado ama pedir favores para resolver os próprios problemas pouco se importando com o transtorno que causará na vida dos outros. Tem vezes que o abuso é tanto que a pessoa nem percebe o absurdo que está te pedindo. Então, que tal lembrar a ele(a)?
Por mais que alguém seja egoísta ninguém irá assumir publicamente isso; usando a frase acima você coloca o abusado numa saia justa, mostrando a ele que o que ele está te pedindo causará um novo problema para você. Como ele irá insistir sabendo dos transtornos? Fica feio para ele/ela. E o melhor: você colocará limites sem acusações, brabeza ou irritação.
Uma idéia é dizer esta frase com um tom de brincadeira, para deixar o clima descontraído.
2. “Eu também quero, e agora?”
Quem nunca teve um amigo abusado que chega na sua casa e pede suas coisas sem a menor cerimônia? O cúmulo do egoísmo, é verdade, mas você pode negar sem criar aquela torta de climão!
A frase acima lembra a ele/ela que se você tem determinado objeto é porque também quer aquilo para si e não faz o menor sentido passar adiante.
3. “Entendo, só que para fazer isso eu preciso de 2 dias”
Outra situação muito comum com pessoas tóxicas e sem consideração pelo próximo é usarem essa malandragem:
Os malandros deixam tudo para a última hora e depois querem exigir de você pressa e urgência em coisas que muitas vezes nem te dizem respeito. Afinal, se a pessoa tinha um prazo a cumprir, que tivesse te pedido antes. A culpa pelo atraso é todinha dela, mas ela tentará malandramente transferir a responsabilidade para você.
Isso é legal? Não. Isso é justo? Nem um pouco. Então, já que bater é crime, o que fazer?
Seja firme. Se, por exemplo, você precisa de 2 dias para fazer determinada tarefa e a pessoa quer para hoje, mantenha os 2 dias deixando claro que esse é o tempo necessário, afinal, você não faz mágica. E nem vai trabalhar até mais tarde só para consertar a irresponsabilidade dos outros.
Falar um “entendo” mostra que você não é indiferente a necessidade da pessoa, apenas não pode fazer o que ela está pedindo.
Também não dê maiores explicações: Você não precisa se justificar, não está fazendo nada de errado. Lembre-se sempre que o “peixe morre pela boca”.
Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.